Notícias

FASCIÍTE PLANTAR OU DOR MUSCULAR?

Boa noite,

 

atendemos muitos pacientes com suspeitas de dores causadas por fasciíte plantar.  A fasciíte plantar tem como característica reproduzir dores pontuais na região inferior do calcâneo e, quando muito intensa, pode se espalhar para a sola do pé. Este sintoma geralmente impossibilita o atleta de praticar seu esporte preferido e também aparece nos primeiros passos da manhã ou quando o paciente fica muito tempo em pé ou ao andar após ficar muito tempo sentado.

Este texto serve para orientá-los que nem todas as dores na região do calcâneo e que pioram com o pisar no chão ou com atividade física intensa são originadas pela fasciíte, elas também podem ser reproduzidas por problemas musculares, como por exemplo, a panturrilha.  E, para ilustrar o que estamos dizendo, segue abaixo a foto deste músculo que, quando dolorido, produz os mesmos sintomas da fasciíte e nas mesmas situações! (observe que a área em vermelho, é a área que poderá sentir dor, caso o músculo esteja dolorido).

Ou ainda, podemos ter um caso de dor associada, no qual o paciente tem sintomas de origem da fascia e da panturrilha! E, portanto, o fisioterapeuta deve diagnosticar e tratar ambas as causas! Ou o paciente não se sentirá 100% sem dor.  Já que os TRATAMENTOS SÃO DIFERENTES!!

 

Ainda, foi publicado em 2011, um artigo científico no qual 60 pacientes foram diagnosticados com fascíite plantar e TODOS ELES, ao serem avaliados, apresentavam pontos doloridos na panturrilha que reproduziam exatamente seus sintomas!! (JOSPT, 2011).

 

Para fazer um diagnóstico preciso sobre a origem dos seus sintomas e programar o tratamento mais adequado, procure um especialista de sua preferência.

 

 

 

 

 

 

Mobilità Fisioterapia