Vídeos

STEP DOWN

É um exercício que prioriza a fase excêntrica do agachamento e que beneficia o paciente que tem queixas de força insuficiente ou instabilidade funcional. Algumas atividades do dia a dia que podem melhorar após o exercício de STEP DOWN: descer escada, descer rampa, descer do carro, agachar para pegar algo no chão, desacelerar o fim de uma corrida, fazer algum tipo de aterrisagem após um pulo etc.

Além disso, o STEP DOWN corrige o momento rotacional do fêmur, evitando, assim, o valgo dinâmico. Pode ser usado em pacientes que experimentaram dores intensas ou persistentes que resultaram em déficit de força muscular e instabilidade funcional e também em pós operatórios em fase avançada.

Consulte o seu fisioterapeuta de confiança, ele saberá te dizer se esta conduta é bem indicada para seu caso!

Observação importante: todo exercício deve ser acompanhado por um profissional capacitado pois envolve muitos parâmetros como: intensidade de carga, velocidade de execução, número de séries e repetições, tempo de descanso entre as séries e entre os treinos etc. E, se um destes parâmetros não for bem realizado, o exercício pode ser prejudicial a sua saúde, portanto, não tente fazê-lo sem antes consultar o seu fisioterapeuta.