Compex Wireless

Compex Wireless é um eletroestimulador sem fios que facilita e acelera ainda mais o fortalecimento muscular. Este aparelho auxilia no recrutamento muscular daqueles pacientes que têm dificuldade de melhorar seu desempenho apenas com os exercícios de academia, pilates, funcionais etc. A vantagem do Compex sem fio é que nós podemos utilizá-lo enquanto fazemos exercícios mais complexos como leg-press, cadeira extensora, afundo, exercícios pliométricos, pulos, step down, core training etc, exercícios estes que não são executados quando a clínica de fisioterapia possui apenas eletroestimuladores de fio (ou cabo). Assim, a fisioterapia fica muito mais “funcional”, preparando melhor o paciente para as atividades do dia a dia.

Entenda um pouco mais sobre esta modalidade de eletroestimulação:

– Funcionamento da eletroestimulação

O princípio consiste em estimular as fibras nervosas por meio de impulsos elétricos transmitidos por eletrodos. Os impulsos elétricos gerados pelos estimuladores concebidos pela Compex são impulsos de alta qualidade – que oferecem segurança, conforto e eficácia – que estimulam diversos tipos de fibras nervosas:

1 – Os nervos motores para estimular uma resposta muscular. A quantidade e os benefícios obtidos dependem dos parâmetros de estimulação que o fisioterapeuta programou no aparelho.
2 – Determinados tipos de fibras nervosas sensíveis para obter efeitos analgésicos ou de alívio da dor.

1 – Estimulação dos nervos motores

Na atividade voluntária, a ordem de trabalho muscular provém do cérebro, que envia um comando às fibras nervosas sob a forma de um sinal elétrico. Este sinal é, em seguida, transmitido às fibras musculares que se contraem. O princípio da eletroestimulação reproduz com exatidão o processo observado de uma contração voluntária. A resposta muscular é totalmente idêntica ao trabalho muscular controlado pelo cérebro.

Os parâmetros dos programas (número de impulsos por segundo, duração da contração, tempo de repouso, duração total do programa) submetem o músculo a diferentes tipos de trabalho, em função das fibras musculares. De fato, podem ser identificados diferentes tipos de fibras musculares em função da respectiva velocidade de contração: as fibras lentas, intermediárias e rápidas.

As fibras rápidas predominam claramente num corredor de velocidade, enquanto um atleta de maratona terá mais fibras lentas. Graças a um bom conhecimento da fisiologia humana e a um perfeito domínio dos parâmetros de estimulação dos diferentes programas, o trabalho muscular pode ser orientado com extrema precisão para alcançar a finalidade visada (fortalecimento muscular, aumento da circulação sanguínea, recrutamento etc).

2 – Estimulação dos nervos sensoriais

Os impulsos elétricos podem também excitar as fibras nervosas sensoriais para obter efeitos analgésicos ou de alívio da dor. A estimulação das fibras nervosas sensoriais táteis bloqueia a transmissão da dor ao sistema nervoso (TENS). O estímulo de outro tipo de fibras sensoriais conduz a um aumento da produção de endorfinas e, por conseguinte, a uma diminuição da dor. Com os programas de alívio da dor, a eletroestimulação pode ser utilizada para tratar a dor localizada aguda ou crônica bem como a dor muscular.

A eletroestimulação é um método extremamente eficaz para fazer trabalhar os músculos:

Com uma melhoria significativa das diferentes qualidades musculares
Sem fadiga cardiovascular ou mental
Com um stress limitado exercido sobre as articulações e os tendões. A eletroestimulação permite, deste modo, efetuar uma quantidade de trabalho muscular mais significativa do que no decorrer da atividade voluntária.

Para ser eficaz, este trabalho deve implicar o maior número possível de fibras musculares. O número de fibras que trabalham depende da energia de estimulação. Será, portanto, necessário utilizar a energia máxima tolerável. Este aspecto da estimulação é comandado pelo utilizador. Quanto mais alta for a energia de estimulação, maior é a quantidade de fibras musculares que trabalham e, por conseguinte, maiores são os progressos.

Para mais informações, vale a pena acessar o site

Em caso de dúvidas, por favor procure um de nossos profissionais.